II.º Congresso Fausto Castilho de Filosofia
(veja aqui o PROGRAMA completo)
Realizado em Campinas/SP, de 21 a 22 de Agosto de 2024.
Publicações
A Coleção Fausto Castilho de Filosofia dará início à publicação das obras completas de Cícero, com As leis e A invenção, na série Multilíngues.
I.º Congresso Fausto Castilho de Filosofia
(veja aqui o PROGRAMA completo)
Realizado no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em Campinas/SP, de 2 a 6 de outubro de 2017, com a presença de professores e pesquisadores, brasileiros e de outros países, da área de filosofia. Durante o congresso, além das atividades próprias, também foi realizado o Colóquio do Grupo de Trabalho Estudos Cartesianos da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (Anpof).
O congresso foi inteiramente gravado, em áudio e vídeo, produzindo um rico material que será disponibilizado em diferentes formatos.

Acervo
A biblioteca de Fausto Castilho, com mais de 10 mil volumes e que foi doada para a Unicamp, passou a compor a nova Biblioteca de Obras Raras da universidade inaugurada em 02 de outubro de 2017. A biblioteca recebeu o nome de Fausto Castilho e a inauguração aconteceu também como parte das atividades do congresso.
A fundação está contribuindo ainda, inclusive com a contração de pessoal qualificado, para a organização e seleção do acervo de Fausto Castilho, construído ao longo de mais de 60 anos de trabalho e também já abrigado na Unicamp. Grande parte desse material permanece inédito e deverá ser disponibilizado brevemente para pesquisas diversas.
OUTROS EVENTOS COM O APOIO DA FUNDAÇÃO
Em 2017, a Fundação Fausto Castilho apoiou a realização da 1.ª Bienal Internacional de Filosofia de Uberlândia, do Evento Mutações, organizado por Adauto Novaes no Rio de Janeiro, e do XXII Simpósio de Filosofia da Unioeste – Campus Toledo, no Paraná.
Apoios Fundação Fausto Castilho
No ano de 2017, a Fundação Fausto Castilho apoiou as iniciativas para a inauguração na UNICAMP da Biblioteca de Obras Raras e Acervos Especiais (BORA) Fausto Castilho. A BORA Fausto Castilho é um prédio de cerca de 3.500 m2 que acolhe mais de vinte acervos de grandes professores, intelectuais e pensadores, tais como Fausto Castilho, Sérgio Buarque de Holanda, Antônio Cândido e István Mészáros.
No ano de 2018, a Fundação financiou a publicação da Revista “Modernos e Contemporâneos” do Centro “Fausto Castilho” de Estudo da Filosofia Moderna e Contemporânea (CEMODECON) do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UNICAMP, a saber os seguintes volumes: Volume 2, Número 1 com o Dossiê “Ciência e Arte na Filosofia da Escola de Kyoto”; e o Volume 2, Número 2 com o Dossiê “Spinoza Contemporâneo”.
Em 2018, a Fundação Fausto Castilho contribuiu decisivamente para a criação da Coleção “CEMODECON” na Editora PHI. Durante esse ano, pôde apoiar a publicação do seu primeiro número: Arrastões na imanência, de Luiz Benedicto Lacerda Orlandi. O livro reúne importantes reflexões do referido professor, provocadas por suas leituras e traduções do filósofo francês Gilles Deleuze.
Durante o ano de 2018, A Fundação Fausto Castilho em parceria com o CEMODECON fez um Colóquio em homenagem ao Professor Luiz Benedicto Lacerda Orlandi, professor Titular e ex-Diretor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UNICAMP.
Em 2018, a Fundação Fausto Castilho, o CEMODECON e outros Centros e organizações associados ao IFCH da Unicamp fizeram uma homenagem cultural a Nilson Ferreira, o “Nilsão” um grande cultor do disco de vinil, que fez parte da cena cultural da Unicamp e do bairro de Barão Geraldo na Cidade de Campinas.
No ano de 2018, a Fundação Fausto Castilho pôde apoiar, pela segunda vez, o Congresso Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF), o maior congresso nacional da área e o terceiro maior do mundo. Seu apoio foi fundamental para o financiamento da vinda de conceituados professores e pesquisadores da área de Filosofia para Vitória – Espírito Santo, cidade que sediou essa edição do evento.
Durante o ano de 2018, A Fundação Fausto Castilho apoiou decisivamente o do XXIII Simpósio de Filosofia Moderna e Contemporânea, realizado em Toledo.
A Fundação Fausto Castilho pôde, durante o ano de 2018, cooperar intensamente com a realização da XXI Semana Internacional de Filosofia da UFU e de uma série de minicursos realizados pelo Instituto de Filosofia da UFU, com o objetivo de atualizar o público brasileiro a respeito do debate internacional acerca da Filosofia.
Durante o ano de 2020, a Fundação financiou a publicação da Revista do Centro “Fausto Castilho” de Estudo da Filosofia Moderna e Contemporânea (CEMODECON), intitulada “Modernos e Contemporâneos”: Volume 4, Número 8 com o Dossiê “Kant em situação, Brasil Norte-Nordeste”; o Volume 4, Número 9 com o Dossiê “A Educação e suas margens”; e o Volume 4, Número 10 com o Dossiê “Montaigne: Ensaios do Novo Mundo”.
No ano de 2020, A Fundação Fausto Castilho apoiou a preparação dos seguintes livros publicados pela Editora PHI no início de 2021: A propósito das paixões, organizado por Sertório Amorim e Silva Neto e Alexandre Guimarães Tadeu de Soares; Os Selvagens de Roussseau, organizado por Fabien Pascal Lins, Milton Meira do Nascimento e Leonardo O. Moreira; e Linguagem e estilo em Vico, organizado por Pierre Girard e Sertório Amorim e Silva Neto.
Durante o ano de 2020, a Fundação também ofereceu apoio ao CEMARX da UNICAMP para a viabilização da publicação de sua tradicional revista editada pela Editora da UNESP, a saber: A Crítica marxista.
Em 2020, a Fundação Fausto Castilho apoiou a Coleção do Estudo Acadêmico, publicada pela Editora da Universidade Federal de Uberlândia. Concebida pelo Professor Castilho e que teve como primeiro título a sua tradução do Manual dos cursos de Lógica Geral, de Kant.
Em 2021, A Fundação Fausto Castilho intermediou a doação do acervo do Professor Marcos Lutz Müller para a Biblioteca de Obras Raras e Acervos Especiais (BORA) Fausto Castilho. Trata-se de uma biblioteca que se destaca muito pela sua coleção de textos de e sobre Hegel, bem como de toda Filosofia alemã do Século XIX e XX.
Durante o ano de 2021, a Fundação financiou a publicação da Revista do Centro “Fausto Castilho” de Estudo da Filosofia Moderna e Contemporânea (CEMODECON), intitulada “Modernos e Contemporâneos”: o Volume 5, Número 11 com o Dossiê “Montaigne: Ensaios do Novo Mundo (vol.2)”; o Volume 5, Número 12 com o Dossiê “Leituras de Nietzsche: Homenagem a Roberto Machado”; e o Volume 5, Número 13 com o Dossiê “Filosofia Intercultural”
No ano de 2021, a Fundação Fausto Castilho apoiou a publicação dos seguintes livros da Editora PHI: A propósito das paixões, organizado por Sertório Amorim e Silva Neto e Alexandre Guimarães Tadeu de Soares; Os Selvagens de Roussseau, organizado por Fabien Pascal Lins, Milton Meira do Nascimento e Leonardo O. Moreira; e Linguagem e estilo em Vico, organizado por Pierre Girard e Sertório Amorim e Silva Neto.
Durante o ano de 2021, A Fundação Fausto Castilho apoiou o CEMARX da UNICAMP na viabilização da publicação de sua tradicional revista editada pela Editora da UNESP, a saber: A Crítica marxista.
No ano de 2021, a Fundação Fausto Castilho apoiou a publicação do livro em homenagem ao Professor Dr. Arley Moreno editado pela Editora FiloCzar.
Durante o ano de 2022 a Fundação Fausto Castilho financiou a publicação da Revista do Centro “Fausto Castilho” de Estudo da Filosofia Moderna e Contemporânea (CEMODECON), intitulada “Modernos e Contemporâneos”: o volume 6, número 14 com o Dossiê “Sentido e Razão”; e o volume 6, número 15 com o Dossiê “Transversalidades Filosóficas”.
No ano de 2022, A Fundação Fausto Castilho apoiou a publicação do livro Fausto Castilho: uma vida filosófica, que foi uma homenagem ao Professor Fausto Castilho por meio de textos de colegas e ex-alunos, organizada por Hélio Ázara de Oliveira e Alexandre Guimarães Tadeu de Soares.
Durante o ano de 2022, A Fundação apoiou o CEMARX da UNICAMP – Centro parceiro do CEMODECON – na viabilização da publicação de sua tradicional revista editada pela Editora da UNESP, a saber: A Crítica marxista.
No ano de 2022, a Fundação Fausto Castilho apoiou a realização do Colóquio Internacional A questão da causa na Modernidade, organizado no quadro do Programa CAPES-COFECUB de cooperação entre as Universidades Federal de Uberlândia e de Caen-França. Também no quadro dessa cooperação, foram realizados dois minicursos do Programa de Pós-Graduação em Filosofia: A crise das provas “a posteriori” na Escolástica moderna, ministrado por Igor Agostini, da Universidade do Salento; e As paixões da alma “em physicien”: a questão da causalidade, ministrado por Gilles Olivo, da Universidade de Caen.
A Fundação Fausto Castilho pôde, durante o ano de 2022, cooperar intensamente com a realização da III Bienal de Filosofia de Uberlândia: Modernidades, modernismos; possíveis independências e XXIV Semana de Filosofia da UFU e de uma série de conferências, debates e minicursos realizados pelo Instituto de Filosofia da UFU, com o objetivo de atualizar o público brasileiro a respeito dos debates nacional e internacional acerca da Filosofia.
Durante o ano de 2022, a Fundação colaborou com o XIX Encontro da ANPOF (Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia), ocorrido entre os dias 10 e 14 de outubro de 2022, na cidade de Goiânia-GO. O Encontro da ANPOF é o mais importante do Brasil em tradição, abrangência de temas e número de participantes, e um dos maiores eventos da área de Filosofia no mundo.
No ano de 2023, A Fundação Fausto Castilho financiou a publicação da Revista do Centro “Fausto Castilho” de Estudo da Filosofia Moderna e Contemporânea (CEMODECON), intitulada “Modernos e Contemporâneos”: número16 do volume 7, Dossiê Habitar o mundo, coexistir com o humano, número 17 do volume 7, Dossiê Filosofias orientais e Direitos Humanos.
Durante o ano de 2023, como parte de sua colaboração com o Centro “Fausto Castilho” de Estudo da Filosofia Moderna e Contemporânea (CEMODECON), a Fundação Fausto Castilho contribuiu para a realização do IX Colóquio Internacional de Filosofia Oriental da UNICAMP.
A Fundação apoiou durante o ano de 2023 o CEMARX da UNICAMP – Centro parceiro do CEMODECON – na viabilização da publicação de sua tradicional revista editada pela Editora da UNESP, a saber: A Crítica marxista.
A Fundação Fausto Castilho, durante o ano de 2023, adquiriu os direitos autorais de tradução dos textos de Cícero dos herdeiros do Professor Bruno Bassetto, renomado filólogo e destacado tradutor do latim. Essa iniciativa possibilitou a criação de uma Série Ciceroniana que, em parceria com a Editora da Unicamp, permitirá a publicação da obra filosófica quase completa de Cícero em português.
Durante o no de 2023, a Fundação Fausto Castilho apoiou a realização do Colóquio Internacional A questão da causa na Modernidade (parte II), organizado no quadro do Programa CAPES-COFECUB de cooperação entre as Universidades Federal de Uberlândia e de Caen-França. Também no quadro dessa cooperação, foram realizados dois minicursos do Programa de Pós-Graduação em Filosofia: Les interprétations de Descartes comme père de la philosophie moderne, ministrado por Igor Agostini, da Universidade do Salento; e Vérité et certitude selon Descartes, ministrado por Gilles Olivo, da Universidade de Caen. No quadro desse Programa, os referidos Professores também participaram da Semana de Filosofia da Faculdade de São Bento, em São Paulo, proferindo conferências. Além disso, com essa estreita parceria, a Fundação pôde, durante o ano de 2023, cooperar com a realização do minicurso La philosophie des émotions dans la tradition austro-allemande ministrado pelo professor Guillaume Fréchette, da Universidade de Lisboa, bem como com a Semana de Filosofia de 2023, cujo tema foi Filosofia e Política. Há ainda de se dizer que a referida Semana teve a participação do CEMODECON da UNICAMP.
No ano de 2023, a Fundação Fausto Castilho colaborou com o Centro de Memória da UNICAMP na publicação do livro em homenagem ao Professor João Quartim de Moraes, organizado por Ligia Maria Osório, Hélio Ázara e Diego Lanciote.